Casamentos

Por que dispôs Deus o homem e a mulher um para o outro?

Deus dispôs o homem e a mulher um para o outro para que > (Mt 19, 5). Desta forma, devem viver no amor, ser fecundos e assim tornar-se sinal de Deus, que nada mais é que amor transbordante. CIC [1601-1605]

 

Como se realiza o sacramento do Matrimônio?

O Sacramento do Matrimônio realiza-se mediante uma promessa entre um homem e uma mulher, prestada diante de Deus e da Igreja, aceite e selada por Deus e concluída pela união corporal do casal. Porque é o próprio Deus que dá o laço do Matrimônio sacramental, Ele mantém-no unido até à morte de um dos consortes. CIC [1625-1631]

No sacramento do Matrimônio, os ministros são, uma para o outro, o homem e a mulher. O sacerdote ou o diácono invoca a bênção de Deus para o casal, sendo, de resto, apenas uma testemunha de que o Matrimônio foi celebrado nas condições corretas e que as promessas foram prestadas completa e publicamente. O Matrimônio só acontece se houver um consenso matrimonial, isto é, quando o homem e a mulher desejam o Matrimônio livremente e sem medo ou obrigação, e quando não estão impedidos do Matrimônio por outras uniões naturais ou eclesiais (se já estavam casados ou eram celibatários).

 

O que é necessário para um Matrimônio cristão sacramental?

A um Matrimônio sacramental pertencem necessariamente três elementos: a) o consentimento livre, b) a concordância com uma união para toda a vida e apenas com o consorte, e c) a abertura aos filhos. O mais profundo num Matrimônio cristão é, todavia, a consciência do casal de que são uma imagem viva do amor entre Cristo e a Igreja. CIC [1644-1654, 1664].

 

Normas e orientações

É necessário que o casal venha agendar a data. Somento no escritório paroquial de 13h às 17h.

 

Documentos necessários para abertura do processo de casamento que deverão ser entregues no momento da entrevista com o diácono João Bartolomeu:

  • Certificado do Curso de noivos
  • Certidão de Batismo dos noivos: deverá ser providenciada 06 meses antes do casamento na paróquia em que a pessoa foi batizada.
  • Comprovente de residência do noivo ou noiva.
  • Xerox da identidade do casal

O processo só poderá ser feito na paróquia do noivo ou da noiva, independe se irão se casar em outra paróquia ou cidade.